Foto: Redes Sociais/Reprodução
Morreu nesta terça-feira (23) o músico Ivan Alencar Souza de Moura, 67 anos. Natural de Redentora, no noroeste do Estado, Ivan se dedicou à música nativista, tendo participado da primeira edição da Tertúlia Musical Nativista. Em 2015, chegou a ingressar no curso de Ciências Sociais - Licenciatura da UFSM.
Nas redes sociais, muitos prestam homenagens ao músico com carinho, além da lembrança de alunos que, com ele, aprenderam a tocar violão. Entre eles, Beto Pires, que escreveu um texto que rememora a convivência com Ivan:
Nos tempos em que a música missioneira se difundiu em nossa cidade (e Estado), uma figura se destacou como um ícone para nossa geração:Noel Guarany, para mim o inigualável cantor, que encantou a todos com sua voz e violão, nos trazendo o telurismo e a graça de sua interpretação, juntamente com Jaime Caetano Braun, Pedro Ortaça e outros..Ivan de Moura, na mesma época, era confundido com o grande Noel, pelo seu jeito gaudério e uma certa semelhança ao vestir, mas cantando dava pra ver que não se tratava do mesmo artista. O que lhe gerou o apelido de: Não é Guarany .Brincadeira nos meios artísticos da época.Ivan de Moura, compositor, violeiro e amigo de todos, tinha algumas faculdades pelo que eu soube, só não sei dizer quais.
Um amigo de grande conhecimento e cultura, sempre preocupado com as questões sociais, um itinerante que por muitas vezes comprei o sal temperado que fazia pra ajudar no orçamento.
Dizem que de poeta e de louco, todo mundo tem um pouco, e este querido amigo era, por assim dizer, um maluco beleza.
Sempre disposto para uma boa conversa, inteligente e culto, brincalhão e parceiro.
Pois é, Ivan de Moura partiu, e com certeza ficará na memória de tantos que sempre lembrarão de uma história deste querido.
Descanse em paz querido amigo de fala alta e gestos largos, perspicaz e folclórico, deixaste com certeza uma boa lembrança e saudades dos que te abraçaram nos caminhos da vida.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
O velório ocorre na capela B do Crematório Santa Rita. A cremação está prevista para as 11h desta quarta-feira (24). A causa da morte não foi divulgada.